skip to main
|
skip to sidebar
Filosofia
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Semana de 16-20 de Fevereiro.
Quem pode ser Filósofo?
1 – O QUE É A FILOSOFIA? PARA QUE SERVE?
1. O que significa a palavra filosofia?
“[Filosofia] é uma reflexão crítica a respeito do
conhecimento e da ação, a partir da análise
dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto,
como fundamentação teórica e crítica
dos conhecimentos e práticas
(PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais)
A palavra filosofia é de origem grega Φιλοσοφία. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, lembrando que no grego o vocábulo “amor” possui cinco usos (Eros, Philia, Storge, Xenia e Ágape) e Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia – Filo (amigo) – Sofia (Sabedoria) -----> Amigo da Sabedoria
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo é aquele que ama a sabedoria e tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitará infantilizar-se, transformar-se em menino”.
A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de qualquer coisa, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Até mesmo uma história em quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica. A filosofia parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.
A filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas e do mundo. Questiona às práticas políticas, científicas, técnicas, éticas, econômicas, culturais e artísticas. Não há área onde ela não se meta ou indague. Talvez a divulgação da imagem do filósofo como sendo uma pessoa "desligada" do mundo seja exatamente a defesa da sociedade contra o "perigo" que ela representa. O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, redescobrindo seus significados mais profundos e apontando possíveis caminhos ou para o individuo ou para a sociedade.
Por fim podemos dizer que a Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o século XIX não houve uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificada a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.
2. Para que serve que a filosofia?
Ciências como a Física, Química, Biologia e até mesmo a Matemática já fizeram parte da Filosofia. Mas, com o avanço da tecnologia, a filosofia e a ciência se separaram. Então, para que serve a filosofia hoje em dia? Atualmente, os filósofos são mais procurados por serem preparados para pensar claramente sobre os problemas. São comuns jornais e outros meios de comunicação perguntarem a opinião de filósofos sobre os temas atuais. Até governos, hospitais, museus e arquitetos pedem seus conselhos e pareceres. Muitos filósofos trabalham em universidades. Eles ensinam aos jovens como pensar e argumentar claramente estudando outros filósofos. Enfim, a filosofia impede a estagnação e desvenda o que está encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder. Ela é a procura da verdade, não a sua posse, como disse Jaspers, filósofo alemão contemporâneo, concluindo que "fazer filosofia é estar a caminho; as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transformam-se numa nova pergunta".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aulas por Conteúdo
A Alegoria da Caverna - Platão
Arquivo do blog
▼
2009
(12)
►
junho
(1)
►
maio
(2)
►
março
(2)
▼
fevereiro
(4)
Semana de 02-06 de Março
Semana de 25-26 de Fevereiro
Semana de 16-20 de Fevereiro.
Semana de 09 - 13 de Fevereiro
►
janeiro
(3)
►
2008
(2)
►
agosto
(2)
Lista de Sites
Filosofia no Ensino Médio
Á G O R A
Há 14 anos
Sugestões de Filmes
Retrato em preto e branco
Quanto vale ou é por quilo
Poder de um jovem
O rap do pequeno príncipe
O Nome da Rosa
O jardineiro fiel
No balanço do amor
Meu mestre, minha vida
Massacre em chamas
Madame Satã
Kiriku e a feiticeira
Jornada pela liberdade
Hotel Huanda
Homens de honra
Febre da selva
Em nome de Deus
Duelo de Titãs
Crianças invisíveis
Crash no limite
Cidade de Deus
Sugestões de Livros
Quando Nietzsche choru, Irvin D. Yalom
A irmandade das calças viajantes, Ann Brashares
O Pensamento Voa - uma visita ao mundo das ideias - Lucy Eyre
Filosofando - Introdução à Filosofia, Maria Lucia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires
Mulheres, filosofia ou coisas do gênero, Marcia Tiburi e Bárbara Valle
Magnólia, Marcia Tiburi
A Mulher de Costas, Marcia Tiburi
Filosofia em Comum, Marcia Tiburi
“Banalogias” de Francisco Bosco
O Sobrinho de Rameau, de Diderot
O Mundo de Sofia
Introdução à Filosofia
Heráclito
David Hume
Platão
Aristóteles
Immanuel Kant
Filosofia e Arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário