sábado, 21 de março de 2009

Semana de 21-25 de março

Introdução à filosofia de Platão
“Vencer a si próprio
é a maior das vitórias” (Platão)


Platão é o primeiro pensador que desenvolveu toda temática filosófica. A filosofia pré-socrática era fragmentaria e se reduzia quase exclusivamente ao problema cosmológico. Sócrates mudou de direção e orientou sua investigação para o problema petiço e psicológico. Com Platão a filosofia penetra em ambos domínio e entra a ciência do objeto e do sujeito. Além disso, com Platão convergem todas as correntes anteriores. O ser de Permênides e o devir de Heráclito, os números de Pitágoras e os conceitos e definições universais de Sócrates, todo esse acervo de doutrinas opostas se unificam em Platão mediante sua original teoria das idéias que constitui o eixo do platonismo como no modelo divisório abaixo, comum na escola platônica: Ciência das idéias em si: Dialética - Ciência da participação das idéias: a) No mundo sensível: Física; b) No mundo moral: Ética
c) No mundo artístico: Estética.
Natureza da Alma - Na obra o Fédon, Platão expõe as suas ideias sobre a alma. A alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento. A alma é uma substancia independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele de forma temporária e acidental. A união da alma com um corpo não faz desaparecer as ideias que nela existem. Pelo contrário, estas vão sendo recordadas à medida que as experiências e a educação as despertam através da educação e da experiência sensível. Platão distingue três 3 partes de alma: a)Alma Racional (razão), sendo superior destina-se ao conhecimento das idéias, localiza-se na cabeça, e tem uma virtude principal, a Sabedoria; b) Alma Irascível – a qual está associada à vontade. Localiza-se no peito e tem uma virtude: a Força Alma; c) Concupiscente – é a mais baixa de todas, constituída pelos desejos e necessidades básicas, está localizada no ventre, e tem como virtude, a moderação.
Conhecimento e Realidade - Platão elabora uma teoria segundo a qual o mundo foi criado por um arquiteto divino, o Demiurgo. Este deu forma ao Cosmos, atribuindo a cada coisa uma dada finalidade. A criação foi feita com base nas ideias (modelos, formas) existentes no Mundo Inteligível. O conhecimento através dos sentidos e da razão dão-nos resultados completamente diferentes, podendo no primeiro caso provocar graves ilusões. Os dados dos sentidos apenas nos permitem conhecer cópias imperfeitas das ideias, levando-nos a formular opiniões (doxa) contraditórias e superficiais sobre a realidade. No entanto, a experiência sensível que nos é dada pelos sentidos é fundamental para desencadear o processo de conhecimento. O conhecimento ocorre quando nos recordamos imperfeitamente as ideias que a alma contemplou no Mundo Inteligível, denominando-se o processo por anamnesis (reminiscência). Trata-se do nível mais inferior do conhecimento. O Mundo da Ideias só pode ser intuído através da razão, e implica um corte com os dados dos sentidos a que estamos aprisionados. O conhecimento da verdadeira realidade - as Ideias - passa por três níveis fundamentais: a) Conhecimento sensível - adquirido por meio dos sentidos; b) Conhecimento discursivo - conhecimento da matemática, a única ciência que possui uma natureza não corpórea; c) Conhecimento Intelectivo - Só a Filosofia permite o acesso a este nível de conhecimento, e implica uma ruptura completa com a experiência sensorial.
Através destes três níveis, a mente eleva-se do múltiplo, da aparência sensível até o Uno, Universal e Inteligível (Ideias). O conhecimento implica sempre uma ascensão dialéctica, mediante a qual vamos subindo nas hierarquia das ideias, chegando aquelas que englobam todas as outras. No topo da pirâmide, Platão coloca a ideia de Bem, seguida de três ideias que a caracterizam: Beleza, Proporção e Verdade. Estas ideias proporcionam ao mundo ordem, medida e unidade. A compreensão destas ideias só é acessível aos Filósofos.
Política - Os fundamentos do pensamento político de Platão, decorrem de uma correlação estrutural com as diferentes almas ou partes de uma mesma alma, criando uma organização social ideal (utópica). (Alma, Cidade, Almas ou partes da alma, Virtude, Classes sociais, Funções na Cidade Ideal, Alma Racional, Sabedoria)
Os Filósofos - Supremos Guardiões da Cidade. O governo deve ser entregue a sábios, pois estes são os únicos que ascenderam às ideias superiores de Uno-Bem e Beleza.
(Alma Irascível(Thymós), Força, Guerreiros).
Para Platão, cada classe social devia apenas dedicar-se à sua função e virtude especifica, só quando isto acontece é que numa sociedade reina a harmonia e a felicidade.
A finalidade do Estado é educar os cidadãos na respectiva virtude, assegurando deste modo a sua felicidade.
Educação - O sistema educativo encontra-se a serviço do Estado, e possui duas modalidades: a) Uma educação obrigatória, comum a todos até aos 20 anos. Tem por finalidade formar cidadãos no respeito pelas instituições e dedicados à realização das suas funções específicas. Nesta educação fazem parte, entre outras matérias, a música (para permitir o controlo do homem das partes inferiores da alma) e a ginástica (para o controlo do corpo); b) Uma educação destinada exclusivamente a futuros governantes, e que se realizaria entre os 20 e os 35 anos. Esta educação consta de duas fases: a primeira corresponde à aprendizagem das matemáticas, e a segunda ao ensino da dialética e conhecimento das ideias superiores. Platão mudou alguns aspectos deste modelo político, mas manteve sempre a ideia que a razão é que devia governar, sendo a única que podia proporcionar aos cidadãos a justiça e a felicidade.

Vamos Filosofar...
1. Qual o eixo principal das discussões filosóficas feitas por Platão? Explique:
2. Qual a concepção de ALMA para Platão?
3. Qual as três partes da alma apresentada por Platão? Explique:
4. Explique a concepção de conhecimento para Platão:
5. Qual o sentido da política para Platão?
6. Explique o modelo de Educação proposto por Platão:
7. Explique como podem ser compreendidas a frase e a charge a partir de uma análise filosófica:

"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter". (Platão)

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